Para ampliar o acesso à saúde especializada, principalmente em regiões rurais, o governo federal lançou o programa Agora Tem Especialistas (ATE), que pretende agilizar consultas, cirurgias e tratamentos especializados.
O programa conta com mais de 3.500 médicos em áreas como cardiologia, oncologia, ginecologia, ortopedia, otorrinolaringologia, oftalmologia, cirurgia geral e anestesia. Toda a rede pública e privada que aderiu ao ATE passou a oferecer turnos estendidos, incluindo atendimento noturno, fins de semana e feriados.
Na Bahia, 48 novos especialistas foram enviados a 18 municípios do interior, com a meta de reduzir pela metade a fila de espera até dezembro. Além disso, 150 unidades móveis, como carretas e veículos equipados, estão sendo utilizadas para levar serviços de saúde a comunidades remotas, incluindo indígenas, quilombolas, ribeirinhos e caminhoneiros nas estradas. Mutirões de saúde em datas não convencionais também estão sendo realizados para ampliar o alcance dos atendimentos.
Postar um comentário