Julyerme Darverson - Especial para o Visite Brasília
Os últimos dias de 2024 e o início de 2025 foram marcados por celebrações intensas na paradisíaca Praia de Pratigi, em Ituberá, litoral da Bahia. O local foi palco da 18ª edição do Universo Paralello, um dos festivais mais renomados de música eletrônica do mundo. Com sete palcos distintos, 13 espaços de convivência e uma área de 3 km de extensão, o evento reúne música, arte e cultura em uma experiência inesquecível. Além do eletrônico, outros estilos musicais brilharam no Palco Paralello, enquanto o espaço Circulou trouxe apresentações circenses, teatro, dança, exposições de fotografia e pintura. À convite da assessoria do UP, o Visite Brasília caiu na estrada e curtiu os sete dias de pura animação.
Juarez Petrillo, conhecido como DJ Swarup e idealizador do festival, destaca a evolução do evento ao longo de mais de duas décadas. "A renovação é inevitável e necessária. Meus filhos estão liderando a produção agora, e as músicas que eles curtem são diferentes. Não dá para ficar só no psytrance. Recentemente, achei um pendrive do meu ex-genro com sons variados, e isso abriu minha mente. Foi uma verdadeira escola para mim. Temos que ouvir os jovens", reflete Swarup, considerado um dos pioneiros da música eletrônica no Brasil.
O palco principal do festival, o Main Floor, foi marcado por uma fusão de estilos e uma crescente de BPMs. Nomes como Vintage Culture, Alok, Anna, Bhaskar, Adam Ten, Giorgia Angiuli, Neelix, Phaxe, James West e Astrix agitaram o público. O palco também foi o cenário para um dos momentos mais marcantes do festival: o Réveillon. Com uma queima de fogos espetacular, o lugar foi o epicentro para celebrar a chegada de 2025.
Swarup conta sobre a resistência inicial à mudança no Main Floor: "Quando sugeri a reformulação, ninguém concordou comigo, acharam loucura. Hoje vejo que foi uma excelente escolha; o público adorou, e a pista está lotada todos os dias", relembra. Swarup também enfatiza a importância de atrair uma nova geração para o festival. "Há pessoas que já vieram 15 vezes, mas precisamos acompanhar as novidades e conectar com quem está chegando agora. É um momento de transição, e esse é o futuro", declara.
Com sets em praticamente todos os palcos, Swarup realizou uma apresentação especial no ChillOut ao lado de Luciano Sallun, do projeto Pedra Branca. No repertório, escolhas que se basearam na intuição e na vibe do público que estava presente. Várias remixes com direito a Losing my Religion do R.E.M.
O clássico e o novo
Apesar da abertura para novas influências, as raízes do festival continuam fortes. No Palco 303, Swarup e Gustavo (Burn in Noise) resgataram faixas do projeto The First Stone (2005–2019), encantando a plateia. "Ajustamos o som, diminuindo 10% do grave e aumentando o volume. Foi um dos melhores sets que tocamos em anos", conta Swarup. Uma das faixas favoritas do público, Masala Dosage (First Stone vs Dikster), lançada há 10 anos, segue sendo uma recomendação do DJ.
O Palco Paralello trouxe uma experiência musical diversa, com apresentações de MPB, reggae, forró eletrônico, música instrumental e muito mais. Entre as atrações, destaque para Puro Suco, Academia da Berlinda, Duda Brack, Marina Peralta e Cidade Verde. A banda brasiliense Forró Red Light também contagiou o público, misturando forró eletrônico com batidas típicas da música eletrônica. "Buscamos fazer algo que combine com a atmosfera do festival, deixando o som mais gostoso para a galera curtir", explica Geninho Nacanoa, líder do projeto. O artista lembra que Brasília também tem essa cena multicultural de várias partes do Brasil e do mundo. "Como qualquer artista de Brasília, a gente gosta de misturar as coisas. Trazemos as batidas do forró para dentro da música eletrônica. O forró já tem umas batidas que já existem e se assemelham com alguns estilos da música eletrônica", completa.
A próxima edição do Universo Paralello está prevista para acontecer na virada do ano de 2026 para 2027. Se ligue nas redes sociais do festival para mais informações: @universoparalello.
إرسال تعليق