A ex-diretora do Conjunto Penal de Eunápolis, no sul da Bahia, Joneuma Silva Neres, de 33 anos, está sendo investigada por suspeita de envolvimento com organizações criminosas, corrupção e por manter um relacionamento afetivo com um interno da unidade prisional. A informação foi divulgada pela TV Bahia.
Joneuma foi detida no dia 24 de janeiro deste ano, após ser apontada como responsável por facilitar a fuga de 16 presos da penitenciária, ocorrida em dezembro de 2024. Até o momento, apenas um dos fugitivos, Anailton Souza Santos — conhecido como “Nino” — foi localizado. Ele morreu em confronto com agentes da Polícia Civil da 23ª Coorpin.
Segundo o Ministério Público da Bahia (MP-BA), além da ex-diretora, outras 17 pessoas foram denunciadas. Entre elas está Wellington Oliveira Sousa, ex-coordenador de segurança do presídio e considerado um dos aliados mais próximos de Joneuma. Ele também se encontra preso e, em depoimento ao MP, revelou detalhes do suposto esquema criminoso.
De acordo com as investigações, Joneuma cedia às exigências feitas por detentos, principalmente Ednaldo Pereira de Souza, conhecido como “Dadá”, um dos foragidos. Segundo Wellington, a ex-diretora permitia que a esposa de Dadá entrasse no presídio sem qualquer tipo de revista, com acesso livre e prolongado, o que levantou suspeitas entre os funcionários da unidade prisional.
Joneuma Silva Neres fez história ao se tornar a primeira mulher a comandar um presídio masculino na Bahia. Sua nomeação foi oficializada no Diário Oficial do Estado em 14 de março, em substituição ao tenente-coronel Cleber Santos, que foi exonerado da função.
A prisão da ex-diretora foi realizada por volta das 21h, em cumprimento a mandado expedido pela Comarca de Eunápolis. No momento da detenção, ela estava grávida e, posteriormente, deu à luz prematuramente.
A Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) divulgou os nomes dos 16 detentos que escaparam do presídio:
Sirlon Risério Dias Silva, Mateus de Amaral Oliveira, Geifson de Jesus Souza, Ednaldo Pereira Souza, Anderson de Oliveira Lima, Altieri Amaral de Araújo, Anailton Souza Santos, Fernandes Pereira Queiroz, Giliard da Silva Moura, Rubens Lourenço dos Santos, Valtinei dos Santos Lima, Romildo Pereira dos Santos, Thiago Almeida Ribeiro, Idário Silva Dias, Isaac Silva Ferreira e William Ferreira Miranda.
ü
As investigações continuam em andamento, e as autoridades buscam esclarecer o grau de envolvimento de todos os citados, além de localizar os detentos ainda foragidos.
.
➡️Siga: @portall_noticiasba
Postar um comentário